sexta-feira, 7 de abril de 2017

Iniciação à Programação no 1.º CEB

O MAIS JOVEM está a colaborar com o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na implementação do projeto-piloto lançado pela Direção-Geral da Educação, Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, direcionado aos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade. O principal objetivo do projeto é levar os alunos a aprender a programar e, ao mesmo tempo, aprender programando. 
“A programação, para além de desenvolver nos alunos a sua criatividade em ciências da computação, promove uma visão mais alargada dos diferentes usos do computador e contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional.” 
In Iniciação à Programação no 1.º CEB - Linhas Orientadoras


Este projeto-piloto está a ser implementado em 4 escolas básicas: EB1/JI de Arnelas, EB1 Seixo Alvo, EB1 São Miguel, EB1/JI Igreja e Lavadores, onde um docente externo e o professor titular da turma abrangida trabalham em conjunto. As atividades foram desenvolvidas em articulação com todos os docentes participantes, fomentando a partilha e o trabalho colaborativo. É nas turmas do 3.º ano da escola da Igreja e Lavadores que o MAIS JOVEM está a colaborar, abrangendo um total de 30 alunos. Nesta primeira fase, as tarefas atribuídas aos alunos envolveram a realização de algoritmos simples para, posteriormente, implementarmos algoritmos com maior complexidade e com o recurso a programas computacionais. Exemplos destas atividades são: o jogo "Mamã dá licença", construção de um sapo em origami, o jogo "Leva-me ao Porco" da nossa autoria e vários níveis do curso 1 do Code Studio, que permite aos alunos aprenderem as bases da ciência da programação. Consideramos que os objetivos pretendidos foram atingidos de forma exemplar, uma vez que os alunos participaram em todas as atividades com muito empenho e motivação, questionaram os professores sobre as várias tarefas e realizaram-nas com bastante sucesso!

Sem comentários: