quinta-feira, 29 de junho de 2017

Iniciação à programação no 1.º CEB

Passada a fase inicial, em que transmitimos aos alunos a ideia base da construção de algoritmos, seguimos para a implementação dos conhecimentos adquiridos no programa Scratch. O Scratch é um programa para criação de animações usando blocos de programação. É muito interativo e permite aos alunos aprender a programar brincando, tornando-se numa poderosa ferramenta de aprendizagem.


A cada aluno foi atribuído um Magalhães para uso exclusivo destas aulas. Para muitos, foi o primeiro contato com o computador e todas as regras básicas do seu manuseamento tiveram que ser ensinadas. Depois de definida a história que iríamos desenvolver em Scratch, passámos à ação. Como é normal, uns alunos tiveram mais dificuldade do que outros, mas com a nossa ajuda todos conseguiram concluir a sua história. Os alunos adoraram o Scratch e exibiram com orgulho aos seus colegas a sua pequena história.


"As aulas de informática foram interessantes a fazer algoritmos, uns algoritmos pequenos outros grandes… Depois chegaram os computadores Magalhães e começámos a trabalhar no programa Scratch, onde fizemos trabalhos iguais, mas com algumas diferenças, e aprendemos a pôr os atores a moverem-se!"
Bernardo

"Nós na aula de informática trabalhámos o programa Scratch. As aulas foram divertidas e emocionantes. Tínhamos de estar atentos aos procedimentos, para depois repeti-los para o Magalhães. Mas o que eu gostei mais foi de fazer os guiões e de movimentar os atores."
Guilherme

"As minhas aulas de programação foram incríveis. A professora Paula ensinou muito bem as aulas de Scratch, porque nos pôs do início até ao fim a movimentar os bonecos, a dançarem e a falarem e até para ficar mais engraçado uma apresentadora. Gostei muito da programação e da professora, ela é exigente mas nunca desistiu de nos ensinar!"
Rafaela

Sem comentários: