quarta-feira, 12 de julho de 2017

MAIS JOVEM no Torneio Distrital do Porto de Futebol de Rua

O MAIS JOVEM participou este domingo no Torneio Distrital do Porto de Futebol de Rua, que decorreu no Parque da Quinta das Freiras em Rio Tinto e foi promovido pela 1.ª vez pela Gondomar Cultural. Das 10 equipas participantes, só a vencedora do torneio irá disputar a grande final do Torneio Nacional de Futebol de Rua e infelizmente ainda não foi desta que alcançamos essa honra…


O Projecto Futebol de Rua iniciou em 2004, pela Associação CAIS, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, promove a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção, no combate à exclusão social. Pretende ser um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. 
O Futebol de Rua baseia-se nas leis internacionais do futebol, mas com algumas adaptações: as equipas podem ser mistas, com jogadores de diferentes faixas etárias (a partir dos 15 anos); os jogos duram 14 minutos com 4 jogadores em campo (1 guarda-redes e 3 jogadores) e pode haver até 4 suplentes; o campo tem 22m de comprimento por 16m de largura... Através do Torneio Nacional de Futebol de Rua, são selecionados o conjunto de jogadores que vão constituir a Comitiva Nacional de Futebol de Rua. Após um estágio, a equipa participará no Mundial de Futebol de Rua (HWC), um evento internacional que usa o poder positivo e mediático do futebol como forma de valorizar e alertar para as problemáticas da exclusão social e da pobreza em todo o mundo.
PARA SABER MAIS SOBRE ESTA INICIATIVA:

Sem comentários: