sexta-feira, 22 de junho de 2018

Informática para o 4.º ano

Durante o ano letivo 2017/18, os alunos dos 4.ºs anos das 4 escolas básicas de Olival, deslocaram-se quinzenalmente ao MAIS JOVEM por um período de 90 minutos, para tirarem o curso de "Princípios Elementares de Utilização de um Computador Pessoal". Desta vez foram 64 alunos divididos por 7 turmas, para que ficasse apenas um aluno por computador e tirasse o máximo de proveito destas aulas. O curso chegou hoje ao fim, agora vamos emitir os certificados de frequência e as fichas de avaliação! E todos os que passaram num pequeno teste, receberão também o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação! Esperamos que continuem a praticar nos programas abordados para não se esquecerem do que aprenderam e que passemos a comunicar-nos por e-mail... A todos desejamos umas boas férias e que esta formação em informática vos venha a ser muito útil...

EB de Igreja e Lavadores


À terça-feira, no tempo do Apoio ao Estudo, de quinze em quinze dias, tivemos aulas de Informática, no MAIS JOVEM com a professora Paula. Aprendemos a desenhar no Paint, a escrever e formatar no Word, fomos alertados para os perigos da Internet, compreendemos como copiar textos e imagens do motor de busca Google, relembrámos como entrar e sair do e-mail com segurança e a anexar ficheiros. Por fim fizemos um teste muito fácil. Achámos as aulas muito interessantes e divertidas, aquelas que mais gostámos foram as últimas dos períodos, em que tivemos oportunidade de jogar recorrendo a sites de jogos. A professora Paula foi simpática, paciente connosco e explicou-nos muito bem toda a matéria.



Este ano tivemos aulas de informática, pela primeira vez com a professora Paula, do MAIS JOVEM. Já a conhecíamos do 3.º ano das aulas de programação, Scratch 2. Foram sempre aulas dinâmicas e interessantes. Aprendemos a trabalhar no Word, no Paint, a criar um e-mail, a formatar textos, a pesquisar na net… Uma mais-valia, para nós, agora que vamos frequentar o 5.º ano. Também tivemos uma aula de prevenção, onde foi feita a abordagem aos perigos de navegar da internet e das redes sociais, onde falámos do roubo de dados e identidade, do Cyberbullying, de pessoas mal-intencionadas que se fazem passar por outras… A professora Paula relembrou-nos o cuidado de não dar a conhecer a nossa senha, para que ninguém aceda aos nossos perfis, ter cuidado com o que divulgamos, para não atrair pessoas pouco íntegras… Para testar os nossos conhecimentos, também tivemos um teste, que depois nos concederá um diploma, bem “fixe”.

EB de Arnelas


As aulas de informática no MAIS JOVEM aconteceram apenas quinzenalmente, à segunda-feira à tarde. Cada um de nós tinha o seu computador e descobrimos melhor o programa word. Também criámos o nosso e-mail pessoal, que permitirá enviar mensagens para os colegas e até anexar trabalhos. Esta foi uma experiência muito enriquecedora! Gostamos muito das aulas de informática e estamos muito agradecidos à professora Paula por nos ajudar e ensinar tantas coisas novas!

EB de Seixo Alvo



Durante este ano letivo, nas aulas de apoio ao estudo tivemos aulas de informática promovidas pelo MAIS JOVEM. Estas aulas foram orientadas pela professora Paula Cruz, que é uma pessoa alegre, paciente e compreensiva. É uma boa explicadora e ensinou-nos a trabalhar no Word, no Paint, a formatar textos, a copiar e colar imagens e textos, a anexar ficheiros e a escrever mensagens. Também aprendemos a consultar o blog do MAIS JOVEM e a fazer pesquisas na Internet. Com estas aulas aprendemos matérias importantes e úteis para a nossa vida.

EB de São Miguel


Nós vamos quase todos os dias para o MAIS JOVEM depois das aulas e aos sábados, mas este ano viemos pela escola também. Algumas das coisas que aprendemos nestas aulas já nos tinham sido ensinadas, embora já não nos lembrássemos de metade, mas ficámos admirados com o que ainda tínhamos para aprender Afinal, há sempre muito o que aprender na informática, não sabemos tudo como nós pensamos! Fizemos um teste no fim, mas nem todos passámos! Estas aulas foram muito fixes e nós gostámos muito!

Sem comentários: