sexta-feira, 26 de março de 2010

Limpar Portugal

Uma das principais metas do Projecto MAIS JOVEM é trabalhar, junto da população, a Educação Ambiental e a Cidadania. Assim sendo não podíamos deixar de nos juntar ao Projecto Limpar Portugal, que tinha como objectivo limpar as lixeiras ilegais existentes no espaço florestal de Portugal, no dia 20 de Março de 2010. Nós fomos nomeados responsáveis pelos voluntários da Freguesia de Olival e queríamos agradecer a todos aqueles que tiveram a coragem de se juntar a nós nesta árdua tarefa, suportando o mau tempo e a chuva, o cansaço físico e limpando tanto, tanto lixo! A todos eles, o nosso MUITO OBRIGADO! É graças a vocês que conseguimos tornar Olival um pouco mais limpo!
Deixamo-vos com o relato de uma das voluntárias envolvidas na limpeza:
No dia 20, pelas 9h, partiu uma camioneta do MAIS JOVEM com cerca de 28 pessoas para fazerem uma limpeza ao nosso Portugal, fomos limpar uma parte de Olival. Chegámos à Rua Santa Maria de Olival e lá e as técnicas do projecto deram-nos o respectivo material para começarmos a limpeza: uma t-shirt identificativa, luvas, sacos do lixo, ferramentas, etc. De seguida, metemos mãos à obra, grupos de 3, cada um com a sua função. Sempre a trabalhar, sem paragens, trabalho do duro mas por uma boa causa, tivemos a trabalhar das 9h às 12h. Depois viemos comer a casa, para às 2h em ponto estarmos prontos para continuar com a iniciativa “Limpar Portugal“. Nunca pensei que houvesse tanto lixo nos montes: pneus, garrafas, colchões, vidros, latas, bidões, enfim todo o tipo de lixo, mas os pneus nunca mais acabavam. Pouco depois das 16h começou a chover torrencialmente e tivemos que parar e vir embora, com muita pena nossa porque tínhamos deixado o trabalho a meio. Todos molhadinhos, cheios de lama e muito cansadinhos lá viemos nós embora.
Para mim, foi uma experiência muito boa. Aprendi que não se deve poluir o ambiente, que devemos reciclar, antes de deitar para o chão!!!!!
Jéssica Oliveira
Se tiver curiosidade sobre como decorreu esta iniciativa a nível nacional, veja o excerto do programa Biosfera transmitido pela RTP 2.

Sem comentários: