terça-feira, 31 de março de 2015

LÓVA - A ópera como veículo de aprendizagem

O Programa Escolhas, em parceria com o Teatro Ibisco e com o produtor Laurent Filipe, divulgou mais uma oportunidade formativa, o curso de formação “Lóva – A ópera como veículo de aprendizagem”. Este projeto, nascido nos EUA e depois replicado em Espanha, visa capacitar professores, agentes de projetos educativos e de intervenção social com vista à criação de um espetáculo de Ópera, a implementar junto de crianças, jovens e adultos, prevendo-se a sua posterior apresentação pública num evento destinado ao efeito.
O referido curso decorreu de 23 a 28 de março no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, em Lisboa, e contou com a participação do nosso dinamizador comunitário, Fábio Cancela.
Enquadramento do curso:
O projeto Lóva propõe um desafio coletivo:  transformar um grupo de crianças e jovens numa “Companhia” de Ópera. A Companhia constrói a sua identidade, cria a sua própria Ópera e estreia-a de forma autónoma. LÓVA é um processo transformador a nível interior e exterior.  Está pensado para as áreas da ação social e da educação. LÓVA foi desenvolvido em Espanha mais de cento e cinquenta vezes em centros escolares de educação infantil, primária e secundária.  Foi igualmente desenvolvido em contextos de exclusão social:  prisões, educação especial e centros para adultos com incapacidade intelectual. O curso LÓVA forma docentes e especialistas interessados em aplicar a metodologia no âmbito da educação e ação social. O Lóva é um curso exigente, emocionante e participativo, durante o qual se vive a metodologia da experiência: aprender criando e refletir fazendo.
Para saber mais: http://proyectolova.es/

Sem comentários: