sexta-feira, 1 de abril de 2016

A higiene oral com o "Dr. Risadas"

No dia 31 de março, o MAIS JOVEM recebeu a visita de uma médica dentista do projeto “Dr. Risadas”. Ela começou por dar um workshop de higiene oral, mostrou-nos a forma correta de lavar os dentes e como os dentes podem ficar se não os lavarmos bem: em muito mau estado, com cáries, bactérias e outras coisas negativas… As gengivas também podem ser afetadas e ficarmos com gengivite e mau hálito. Disse-nos também que deveríamos optar por uma alimentação mais saudável, porque as guloseimas e outras coisas doces, podem trazer para os nossos dentes ainda mais cáries e bactérias. Aprendemos também que deveríamos lavar os dentes 2 a 3 vezes por dia, mas como no caso de todos nós, que andamos na escola, isso não é possível, então que o fizéssemos ao fim de semana.
Uma coisa que a maior parte de nós não imaginava, era que os dentes poderiam ficar feios e em mau estado, também por mascarmos coisas não comestíveis, como por exemplo roer lápis e canetas e coisas desse género… Por fim, a doutora analisou os dentes de cada pessoa presente, ofereceu uma escova e pasta dos dentes a cada um e informou o seu número de cáries, e se a pessoa não tinha, melhor!!!
 
Carla Pereira e Catarina Pinto
 
 
O projeto “Dr. Risadas” promove a realização de diversas atividades que previnem e combatem as patologias orais valorizando a saúde oral em toda a sua amplitude. O incutir de hábitos quotidianos nos mais jovens, reflete a garantia da prossecução destes durante a vida adulta o que induzirá a criação de cidadãos mais saudáveis e mais responsáveis com a sua saúde e higiene oral. O projeto “Dr. Risadas” foi criado em 2009 pela “ENTRAJUDA”, tendo, até 2012 beneficiado deste projeto mais de 13500 indivíduos. Em 2012, a ENTRAJUDA estabeleceu um protocolo com a Mundo a Sorrir, tendo passado a sua administração para esta última associação. Este projeto decorre em duas fases principais:
1 - Prevenção – Ações de sensibilização às crianças e grávidas, encarregados de educação e funcionários/auxiliares;
2 - Tratamento – Realização de tratamentos dentários às crianças previamente diagnosticadas nos rastreios.

Sem comentários: