segunda-feira, 4 de abril de 2016

“É preciso ter lata!”, Gondomar 2016

 
Nos dias 29 e 30 de março fomos voluntários no concurso "É preciso ter lata!", neste que é já o IV concurso interescolas de esculturas construídas integralmente com latas de alimentos e que se realizou no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Com o intuito de ajudar várias instituições, 37 escolas, de norte a sul de Portugal, incluindo Açores, participaram nesta causa contra a fome, onde puderam mostrar a sua criatividade e fortalecer o espírito de equipa. Foi uma verdadeira maratona para todos os participantes, organização e para nós, voluntários. É de louvar a iniciativa por transformar arte em solidariedade. Um projeto que voltará para o ano, certamente. Por isso, fica a dica: Sê um "Coração de lata que a fome mata."
 
  
Ana Sofia Correia, Daniela Almeida, Flávia Rocha e Hugo Martins
 
O nosso muito obrigada à Bom Petisco, um dos patrocinadores do evento, que presenteou cada instituição que providenciou voluntários com 400 latas de atum, que com certeza nos vão ser muito úteis!
 
 
O EPTL é o único evento oficial Canstruction (Organização sem fins lucrativos) na Europa. Trata-se de uma causa contra a fome e, ao mesmo tempo, de um desafio à capacidade de mobilização das comunidades educativas. É, acima de tudo, um projeto de cidadania empreendedora que existe em Portugal desde 2013. Neste caso, é um concurso inter-escolas, artístico e solidário, de imponentes esculturas construídas com latas de comida. As obras de arte são expostas e, no final, os alimentos enlatados são doados às instituições de solidariedade social ou a projetos comunitários indicados pelas equipas. Participar num evento canstruction é uma oportunidade única para envolver os alunos num projeto transdisciplinar. É também um bom motivo para estreitar relações entre as Escolas, as autarquias, as Associações de Pais, as IPSS e outras instituições ou empresas locais. Podem participar Agrupamentos de Escolas (AE) ou Escolas Não Agrupadas (ENA) portuguesas. Um AE/ENA apresenta-se a concurso com uma escultura, e é responsável por angariar as suas latas!!!
Para saber mais sobre este concurso e ver as esculturas, consulte: http://www.eprecisoterlata.org/eptl-2016.HTML

Sem comentários: