segunda-feira, 13 de junho de 2016

Informática para o 4.º ano

Durante este ano letivo, 55 alunos dos quartos anos das 4 escolas do 1.º ciclo de Olival, deslocaram-se uma vez por semana ao MAIS JOVEM para tirarem o curso de "Princípios Elementares de Utilização de um Computador Pessoal". Agora que o curso terminou, vão receber os certificados de frequência e as fichas de avaliação! E todos os que passaram num pequeno teste, recebem também o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação! Esperamos que continuem a praticar nos programas abordados para não se esquecerem do que aprenderam e que passemos a comunicar-nos por e-mail...
A todos desejamos umas boas férias e que esta formação em informática vos venha a ser muito útil...
 
EB1/JI Igreja e Lavadores


 
A informática começou a fazer parte da nossa vida! Descobrimos um sítio cheio de magia dentro do computador que, com a ajuda do rato, nos transporta bem longe... Como estamos no quarto ano, iniciamos as aulas de informática e todas as quintas-feiras tínhamos aulas no MAIS JOVEM, com a professora Paula. A viagem até São Miguel era divertida, pois cantávamos o caminho todo. Ao longo do ano aprendemos funções do teclado, a trabalhar no Word, no Paint, a escrever enviar e-mails e a pesquisar na Internet. No final de cada período, a professora deixava jogar jogos e no final do ano fizemos um teste para avaliar os nossos conhecimentos. Agradecemos à professora Paula por nos ter ajudado a explorar este novo mundo, pois sabemos que no futuro esta experiência nos vai ajudar muito.
 
EB1 São Miguel
 
 
Nós andámos na informática e gostámos muito. Aprendemos muitas coisas novas no computador, a escrever, formatar, desenhar, calcular, pesquisar e mandar e-mails... mas as aulas que mais gostávamos eram as finais dos períodos, em que a professora deixava estar livremente no computador quem se portava bem. Vamos ter saudades!
 
EB1 Seixo-Alvo
 
 
Uma vez por semana, temos uma atividade fora da escola, quando soubemos que iria ser informática, ficámos muito satisfeitos. Em casa já utilizávamos o computador, mas com as aulas de informática aprendemos coisas que nem sabíamos que havia no computador, como por exemplo, criar uma pasta para guardar documentos, assim como mudar as palavras quanto à espessura da cor, ou seja, utilizar o negrito. Também aprendemos a mudar as palavras de lugar (esquerda, direita, centro..). Além disso criamos um e-mail, para podermos falar com os nossos amigos. No último dia de cada período realizámos jogos interativos. Achamos que as aulas foram importantes, nunca é demais aprender informática. Gostámos muito e vamos ter saudades...
 

A informática é aprender                               Lá posso aprender
para começar a trabalhar.                             a experimentar jogos engraçados
Fazer contas, escrever,                                 de princesas, reis e dragões
pintar, desenhar e brincar.                            e bater nos malvados.
 
EB1/JI Arnelas
 
As nossas aulas de informática eram às segundas-feiras e esse passou a ser o nosso dia preferido. Adorámos o passeio de carrinha da Olival Social até ao MAIS JOVEM e tudo o que a professora nos ensinou. Mas, o que mais gostámos de aprender foi a utilizar o e-mail e sabemos que vai ser necessário no 5.º ano. Na verdade, tudo vai ser útil: pesquisar, colocar a informação num documento e formatá-lo. Como eramos pouquinhos, aprendemos tudo muito bem. Obrigados! 
 

Sem comentários: