quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Iniciação à programação com o Scratch

Para assinalarmos o Dia do Programador, 13 de setembro, dinamizamos no nosso CID uma sessão de programação em Scratch, em que os participantes elaboraram uma pequena história. A atividade correu tão bem e os jovens gostaram tanto que nos comprometemos a fazer uma sessão de Scratch todas as quartas-feiras. Quem sabe se não se interessam a sério por esta área cada vez mais importante no mundo atual?


É sabido que os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também noutras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. O dia do programador é celebrado no 256.º dia do ano, ou seja a 13 de setembro ou a 12 de setembro (nos anos bissextos). O simbolismo do 256.º dia tem a ver com o facto deste ser o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, sendo este um número que é bastante familiar para os/as programadores/as. 
Os mais interessados podem explorar outras ferramentas gratuitas na hiperligação: https://appseducacao.rbe.mec.pt/category/programacao/. Sugerimos também o curso disponibilizado pela Khan Academy: https://pt.khanacademy.org/computing. A Microsoft Virtual Academy disponibiliza ainda o curso “Aprendendo a Programar” (em português do Brasil), contudo, este é um curso mais complexo e por isso menos direcionado para o público jovem: https://mva.microsoft.com/pt-br/training-courses/aprendendo-a-programar-14132?l=sq62Zc5dB_705513172

Sem comentários: