segunda-feira, 5 de maio de 2008

Programa de Higiene Oral

No Mais Jovem temos vindo a implementar um programa de Higiene Oral. No início, teve uma componente mais pedagógica, na qual foi transmitido às crianças: a anatomia do dente, as doenças mais comuns dos dentes e como elas surgem, e os cuidados a ter com os dentes. Posteriormente, numa vertente mais prática, ensinámos as crianças a lavar os dentes, usando a escova, o fio dental e o elixir. Actualmente, as crianças lavam os dentes todos os dias no projecto e têm direito a um ponto por cada lavagem. No final do mês, são recompensados os mais pontuados com um almoço no McDonald's.

Este programa tem muita adesão! Hoje em dia, a primeira coisa que as crianças pedem quando chegam ao projecto é para lavar os dentes...
Como forma de continuação deste programa pretendemos levar os participantes do programa a consultas no dentista, para terem a possibilidade de efectuar os tratamentos dentários de que necessitam.













PROGRAMA PEDAGÓGICO

"Nós à sexta-feira temos uma actividade chamada “Higiene Oral”. A Zaira na última sessão disse-nos que se não lavássemos os dentes que nasciam caris, que ficávamos com muito mau hálito, que ficávamos feios. Ela ensinou-nos uma música muito divertida que é assim:
Um copo com água,
Uma escova e pasta,
Para lavar os dentes
É o que me basta.
Esfrego, esfrego, esfrego,
Bem esfregadinho,
Com os dentes lavados,
Que rico cheirinho.

Sabem que até os feios lavam os dentes? Dou-vos em conselho: lavem os dentes porque senão os vossos namorados não gostam de vós… E ficam muito, mas muito mais bonitos e limpinhos…"
Jéssica Oliveira













ALMOÇO DE RECOMPENSA

"Nós no MacDonalds comemos 2 hamburgueres cada um. Quando nós chegámos ao MacDonalds, vimos a Sara e o Duarte. Nós comemos 2 hamburgueres e uma coca-cola e uma saquinha de batatas fritas e um gelado de chocolate. E a Sara e o Duarte beberam coca-cola juntos. E a Paula e a Zaira comeram um gelado juntas. E no fim fomos lavar as mãos. E depois fomos dar um passeio pelo Shopping."

Fábio Lopes, Pedro Lopes, Jéssica Oliveira, Inês Oliveira e Paulo Silva

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu queria vir lavar os dentes todos os dias para também ir ao McDonald's, mas já faltei três vezes porque estava manca! Eu só lavava os dentes às vezes e agora sinto-me bem, estou mais bonita ao rir-me e fico com cheirinho na boca!

Rute Rossio

Anónimo disse...

Eu nunca tinha lavado os dentes! Comecei a lavá-los no Mais Jovem e lavei-os todos os dias porque sinto a boca mais limpa e gosto muito! Eu gostei muito de ir ao McDonald's com os meus amigos e com a Zaira e com a Paula.Gostei muito dos hamburguers, das batatas fritas com Ketchup e do gelado! Foi uma tarde muito fixe!

Fábio Lopes