segunda-feira, 27 de julho de 2009
Futebol na areia
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Curso de Excel no CID@NET
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Colónia de férias 2009 - 1ª Quinzena
Na primeira semana o que gostámos mais das actividades foi a pista de obstáculos e do futebol de praia. Gostámos também das idas à piscina, na quinta, de inventarmos os gritos e as músicas e de construirmos as nossas bandeiras. Na segunda semana gostámos dos dias temáticos: na quarta-feira levámos os nossos pijamas e na sexta-feira penteados malucos. Nessa sexta-feira fizemos uma grande festa de despedida no Centro Cultural e Social de Olival em que todos os grupos fizeram danças, teatros, bandas...
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Participação num debate sobre Interculturalidade
Estagiários CEF no CID@NET MAIS JOVEM
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Torneio de TrackMania
Renato Pinto (ao centro - o grande Ás do Volante): "Gunas pa frente!!!"
Nuno Fernandes (à esquerda - merecido 2.º lugar): "Os melhores!!!"
Miguel Meda (à direita - 3.º lugar com muito empenho): "Eu gostei muito deste torneio e de ficar em terceiro lugar, nunca pensei..."
terça-feira, 7 de julho de 2009
Projecto MAIS JOVEM no Fórum Escolhas
Vídeo produzido durante o evento Fórum Escolhas: És tu que as Fazes, nos dias 3 e 4 de Julho por Carlota Flieg e Eduardo Amaro.
Decorreu ainda a apresentação de dois estudos realizados no âmbito do Programa Escolhas, na área do empowerment e da gestão da diversidade, com actuações/animações realizadas por grupos artísticos que nasceram no âmbito dos projectos escolhas e com a distinção das 10 práticas mais inovadoras em termos de integração social de crianças e jovens no âmbito dos projectos escolhas.
O MAIS JOVEM foi um dos Projectos premiados com esta distinção, com o seu "Futebol pela Cidadania". Deixamo-vos o vídeo que exibimos no fórum e uma breve explicação do mesmo.
O MAIS JOVEM começou por treinar uma equipa de futsal masculina (15-24 anos). Nos treinos, para além do desempenho desportivo, foram igualmente trabalhadas competências pessoais e sociais. Actualmente, esta equipa, numa lógica de tutoria, treina mais 3 equipas (2 equipas infantis e 1 feminina), transmitindo-lhes os valores e conhecimentos que adquiriram. Desta forma, tem sido mobilizado grande parte das crianças e jovens do bairro para a prática do desporto. Para além disso, esta equipa tem sido um veículo de aproximação e comunicação com os adultos de etnia cigana, tanto porque treinam os seus filhos, como porque realizam jogos de treino com os adultos ciganos. Através da equipa do MAIS JOVEM tem-se conseguido que a equipa de futebol da etnia cigana seja convidada para torneios na Freguesia, contribuindo para a quebra da estigmatização deste grupo.
Apresentação da actividade e esclarecimento de dúvidas por parte de dois dos elementos da equipa de Futsal MAIS JOVEM e visionamento de outros eventos
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Fim de semana em grande...
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Formação de animadores das colónias de férias
Torneio de Bilhar Online
Eu gostei muito de jogar Snooker e foi divertido jogar com eles. Quando comecei a jogar estava muito nervoso, mas ganhei os jogos todos e não perdi nenhuma vez. Fiquei contente de ficar em primeiro! Quem é que é o mestre, quem é?
Júlio Rossio (ao centro na fotografia)
Eu entrei no torneio de bilhar e joguei contra muitos jogadores. Ainda nem me acredito que fiquei em terceiro lugar. Afinal as meninas também sabem jogar...
Ana Rita Nunes (à direita na fotografia)
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Acantonamento em Ponte de Lima
O MAIS JOVEM deu um prémio a cinco meninas e dois meninos por virem sempre fazer os trabalhos de casa aqui e terem todos passado de ano. O prémio foi acantonar em Ponte de Lima. Saímos do MAIS JOVEM e almoçámos à entrada das Lagoas. Quando entrámos fomos ver um filme de divulgação da Área Protegida no auditório. Depois, a guia que se chamava Irene pediu-nos para fazermos duas equipas e deu-nos 5 fichas cheias de perguntas. Enquanto fazíamos o percurso das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, fomos respondendo às perguntas. Depois brincámos enquanto a D. Irene as corrigia. Em 1.º lugar ficou o Bando dos 4 e ganharam um caderno de actividades e em 2.º lugar ficaram os Sapinhos e ganharam um lápis. Quando chegámos ao Parque de Campismo, fomos logo arranjar o nosso quarto e descansamos um bocadinho e depois deram-nos a boa notícia, que era irmos para a piscina. Brincámos muito na piscina, secámo-nos e fomos lanchar. Depois fomos tomar banho e depois fomos para a cozinha. O Bando dos 4 cozinhou massa à bolonhesa e toda a gente gostou e bateram palmas para o Fábio e para a Inês. Os Sapinhos lavaram a louça e limparam o refeitório. Depois fomos dar um grande passeio e fomos até à recepção. Voltámos à cozinha, bebemos leite e comemos um pão e fomos para o nosso quarto. Lavamos os dentes e vestimos o pijama. Depois a Zaira leu-nos uma história e adormecemos.
Acordámos, vestimo-nos e arrumámos tudo na carrinha. Depois fomos para a cozinha beber um copo de leite e comer e fomos para a recepção ter com a Sandra para fazermos a actividade Um Dia no Mundo Rural:
1.º - fomos descascar ervilhas e favas;
2.º - fomos apanhar couves;
3.º - fomos dar couves às galinhas, limpar o galinheiro e mudar a água;
4.º - fomos ao lago ver os patos, os gansos e os cisnes;
5.º - fomos dar couves aos porcos;
6.º - fomos arrancar ervas dos vasos;
7.º - fomos pôr as ervas na compostagem.
Depois os Sapinhos foram cozinhar arroz de atum e o Bando dos 4 lavou a louça e arrumou a cozinha. A seguir fomos escovar e pentear um pónei que se chamava Grilo. Ele era muito mansinho e até o montámos muitas vezes. Depois fomos limpar os estábulos dos cavalos e estivemos a ver o Aguilha a ser lavado. Depois fomos fazer vasos com a Sandra e ela ofereceu-nos um vaso para trazermos para o MAIS JOVEM. Depois fomos ver e cheirar as plantas aromáticas e dar ervas às cabras. Depois lanchámos e viemos embora. Nós gostámos muito de fazer estas actividades todas, achámos estes dias muito divertidos e queríamos repetir.
Ana Rita Nunes, Cátia ribeiro, Érica Silva, Fábio Lopes, Inês Oliveira, Pedro Lopes e Tânia Silva
Visita à Assembleia da República
Chegados a Lisboa fomos ao encontro do nosso objectivo principal: a Assembleia da República. Muitos foram os que "torceram o nariz" à visita que nos esperava (até eu admito que o fiz), mas com o passar de toda a explicação da nossa guia, foram raros aqueles que não tiveram pena da despedida deste edifício. Na verdade, foi este mesmo edifício que nos acabou por proporcionar conhecimentos e outras suposições quanto à maneira de como todos os deputados e políticos trabalham por ali (já para não falar do delicioso sumo que nos ofereceram! :D).
Após isto, já eram muitas as barrigas que se queixavam de mau humor perante a ausência de um bom almoço, pelo que "corremos" ao encontro de um jardim bem acolhedor, que após vários prédios percorridos foi observado, recheado de árvores e muita animação. Neste almoço a brincadeira foi muita: desde canções mal acabadas, ciganas que lendo a sina diziam futuros básicos ("vai tirar a carta de condução e ter um carro"), pombos esfomeados, procuras por gelados que davam estalinhos na boca, e até fotos que tiveram consequências desastrosas (pelo menos para mim, e quem estava perto de mim bem o sabe!).
Após isto: "camioneta aqui vamos nós"! E novamente lá nos acomodámos, à espera de mais uma viagem de 3 horas, mas... Surpresa do MAIS JOVEM! Ainda tivemos direito a um passeiozito pelas montras do Shooping Vasco da Gama, onde todos os grupos que se formaram viveram grandes alegrias. Pelo menos do meu lado, posso afirmar que foram únicas as experiências vividas... um grupo de 6 "trenguinhos" que infantilmente (por assim dizer, pois todos "temos uma criança dentro de nós") percorreu lojas e lojinhas de bijuteria (sempre com risos à mistura), gozou com telefonemas duradouros, e brincou com subidas e descidas nas escadas rolantes... e muitos outros momentos inesquecíveis!
Viagem de regresso e a animação novamente se instala... A camioneta praticamente "saltava" com todos os nossos berros, canções mal ensaiadas, brincadeiras, jogos com aviões e tudo o que andava por lá à mistura. No entanto, o mais importante foi mesmo a relação forte que estabeleceu entre todos nós, rapazes e raparigas que se no início do dia ainda mal se conheciam, eram 18h e já trocavam sorrisos de pura confiança. E à chegada, a despedida... talvez rápida de mais para tantas horas com este novo mundo.
"E o que importa, é não parar, COLÓNIA!"