terça-feira, 7 de julho de 2009

Projecto MAIS JOVEM no Fórum Escolhas

Nos dias 3 e 4 de Julho decorreu no Espaço LX Factory, em Lisboa, o Fórum Escolhas. Este fórum decorreu no ano em que termina a 3.ª fase do Programa Escolhas e foi uma iniciativa que pretendeu envolver os próprios jovens na organização de um fórum alargado de partilha e debate sobre o impacto do Programa nas suas trajectórias de vida. Aqui todas as actividades foram co-organizadas com os próprios jovens.

Este evento, integrado no programa oficial do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, assentou na dinamização de um conjunto de conferências, workshops temáticos e actividades ludico-pedagógicas, dinamizados pelos e para os jovens.


Vídeo produzido durante o evento Fórum Escolhas: És tu que as Fazes, nos dias 3 e 4 de Julho por Carlota Flieg e Eduardo Amaro.

Decorreu ainda a apresentação de dois estudos realizados no âmbito do Programa Escolhas, na área do empowerment e da gestão da diversidade, com actuações/animações realizadas por grupos artísticos que nasceram no âmbito dos projectos escolhas e com a distinção das 10 práticas mais inovadoras em termos de integração social de crianças e jovens no âmbito dos projectos escolhas.

O MAIS JOVEM foi um dos Projectos premiados com esta distinção, com o seu "Futebol pela Cidadania". Deixamo-vos o vídeo que exibimos no fórum e uma breve explicação do mesmo.

O MAIS JOVEM começou por treinar uma equipa de futsal masculina (15-24 anos). Nos treinos, para além do desempenho desportivo, foram igualmente trabalhadas competências pessoais e sociais. Actualmente, esta equipa, numa lógica de tutoria, treina mais 3 equipas (2 equipas infantis e 1 feminina), transmitindo-lhes os valores e conhecimentos que adquiriram. Desta forma, tem sido mobilizado grande parte das crianças e jovens do bairro para a prática do desporto. Para além disso, esta equipa tem sido um veículo de aproximação e comunicação com os adultos de etnia cigana, tanto porque treinam os seus filhos, como porque realizam jogos de treino com os adultos ciganos. Através da equipa do MAIS JOVEM tem-se conseguido que a equipa de futebol da etnia cigana seja convidada para torneios na Freguesia, contribuindo para a quebra da estigmatização deste grupo.

Apresentação da actividade e esclarecimento de dúvidas por parte de dois dos elementos da equipa de Futsal MAIS JOVEM e visionamento de outros eventos

Sem comentários: