segunda-feira, 4 de junho de 2012

Torneio Distrital do Porto de Futebol de Rua

O Futebol de Rua é uma competição de futebol inclusivo, que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção social, no combate à pobreza e exclusão. Esta modalidade baseia-se nas leis internacionais do futebol, mas com algumas adaptações. Existem equipas mistas, com jogadores de diferentes faixas etárias (superiores a 16 anos), joga-se com 4 jogadores em campo (1 guarda-redes e 3 jogadores), a equipa técnica é composta por um técnico social e um técnico desportivo, e o jogo tem duas partes de sete minutos e um minuto de intervalo. O Futebol de Rua é já uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo e em Portugal é promovido, desde 2004, pela Associação CAIS.
Este ano a CAIS contou novamente com a parceria do MAIS JOVEM na organização do Torneio Distrital do Porto. Este torneio teve lugar no dia 2 de junho no Largo da Santa Isabel, em Olival. A equipa vencedora disputará a grande Final Nacional, a realizar em Beja. Através do campeonato nacional, a CAIS selecciona o conjunto de jogadores que vão constituir a Selecção Nacional de Futebol de Rua. Após um estágio, a equipa participará no Homeless World Cup, que este ano acontecerá em Mexico City, em outubro. 
O Torneio Distrital do Porto realizou-se entre as equipas do Projeto MAIS JOVEM, da Associação CAIS, do Lar Juvenil dos Carvalhos, da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e do Projecto Animar para Capacitar de Gondomar. Este ano todas as equipas jogaram entre si e nem a chuva demoveu estes jogadores ou diminuiu a velocidade de jogo tão característica desta modalidade. E mais uma vez, a grande vencedora foi a equipa de Gondomar. De reconhecer, foi o comportamento exemplar da equipa do Marco de Canavezes que arrecadou a taça fair-play! O MAIS JOVEM agradece ao Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Olival, Sr. Manuel Azevedo, pelo apoio e disponibilidade prestados a este evento.

Sem comentários: