segunda-feira, 13 de maio de 2013

Torneio Distrital do Porto de Futebol de Rua 2013

O Futebol de Rua é uma competição de futebol inclusivo, que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção social, no combate à pobreza e exclusão social. Esta modalidade baseia-se nas leis internacionais do futebol, mas com algumas adaptações. Existem equipas mistas, com jogadores de diferentes faixas etárias (superiores a 16 anos), joga-se com 4 jogadores em campo (1 guarda-redes e 3 jogadores) e o jogo tem duas partes de sete minutos e um minuto de intervalo. O Futebol de Rua é já uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo e em Portugal é promovido pela Associação CAIS desde 2004, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas. Em 2013, este projeto celebra a sua 10.ª edição com o apoio do Programa Football For Hope, da FIFA.
O projeto, além de se ter tornado num Torneio Nacional, tem também funcionado, através da sua Final (este ano em Aveiro ente 19 e 23 de junho) como estratégia de seleção dos jogadores que representarão Portugal no Mundial, que se realizará em agosto na cidade de Poznan, na Polónia.
Este ano a CAIS contou novamente com a parceria do MAIS JOVEM na organização do Torneio Distrital do Porto. Este torneio teve lugar no dia 11 de maio no Largo da Santa Isabel, em Olival e contou com 6 equipas:
- Projeto MAIS JOVEM E5G;
- Projeto Desafios E5G, de Oliveira do Douro;
- Projeto Escolhe Vilar E5G, de Vila d'Este;
- Projeto EntrEscolhas - Geração D'Ouro E5G, de Gondomar;
- Lar Juvenil dos Carvalhos;
- Associação CAIS.
Os jogos foram arbitrados pelo Sr. Henrique de Aveiro, que já apitou vários torneios distritais e contou com a presença do olheiro para a seleção nacional, Bruno Seco. A modalidade escolhida para este torneio foi 2 grupos de 3 equipas e a final foi disputada entre dois projetos do Escolhas, o da casa e o de Gondomar, tendo sido este último o vencedor. Na reunião entre os técnicos responsáveis pelas equipas participantes, decidiu-se entregar a taça Fair-Play à equipa da CAIS. Queremos agradecer a todos os participantes por terem permitido que este fosse um dia de convívio salutar, cheio de animação e desportivismo, ao Presidente da Junta de Freguesia de Olival, o Sr. Manuel Azevedo, que nos ajudou em tudo o que precisamos e nos deu a honra de entregar as taças e à Comissão de Festas de São João da Santa Isabel, que disponibilizou a sua aparelhagem de som. A todos o nosso muito obrigado! 

Sem comentários: