segunda-feira, 22 de julho de 2013

Festa de Inauguração da Pista Rodinhas

O Clube Rodinhas tem como objetivo sensibilizar os meninos do bairro social para a importância da prevenção rodoviária, assim como promover competências de cidadania. É incentivado o uso de bicicletas em pista própria. Os ciclistas podem requisitar bicicletas, mas para isso é necessário apresentarem a carta de condução de velocípedes tirada no projeto. O próximo passo consiste em formar mecânicos para abrirmos uma oficina de reparação de bicicletas! Assim, no âmbito do Escolhas de Portas Abertas, propusemo-nos fazer a Festa de Inauguração da pista ciclável Rodinhas.
A preparação da Festa de Inauguração da pista para circulação de bicicletas começou na semana anterior com o concurso “Desenha a Pista p’rás bicicletas!”. Vários jovens participaram no concurso, mas só um saiu vencedor, o Miguel Meda. Escolhida a pista, fomos às compras das tintas. No CID@FORMA fizemos convites para entregarmos aos nossos familiares e amigos. Uma das tardes dessa semana foi dedicada a desenhar, cortar e pintar os sinais de trânsito. No dia seguinte, desenhámos a pista no chão com giz e começámos a pintá-la. As pinturas da pista demoraram dois dias inteirinhos, acabando na véspera da festa. No próprio dia de manhã, os jovens que participam no atelier de culinária foram para o projeto confecionar canapés para oferecer durante o evento e os mais pequeninos ajudaram a enfeitar os espaços. A ansiedade aumentava a passos largos com o aproximar das 4 da tarde, e com os convidados a chegar.
O nosso grupo de HIP HOP fez as honras da abertura, ao que se seguiu a entrega do diploma de vencedor do concurso ao Miguel Meda pelo Presidente da Junta de Freguesia de Olival, o Sr. Manuel Azevedo. Depois de umas palavras de admiração pelo trabalho feito, o Presidente efetuou o corte oficial da fita de inauguração da Pista Professor Renato (o grande mentor deste projeto) e dois jovens deram a volta de reconhecimento. A pista tem a vantagem de ser mutável, bastando para isso alterar a disposição dos sinais de trânsito. A festa continuou pela tarde fora com música, comida e diversão. Destacamos a presença do Professora Rosário e da Professora Sandra da Escola EB 2,3 de Olival, do Presidente da Junta de Freguesia de Olival, o Sr. Manuel Azevedo, do Presidente da Olival Social, o Eng.º. Miguel Patrocínio, a Dra. La Salete do Programa Escolhas e muitos moradores do Bairro. As pessoas gostaram da festa, divertiram-se e gabaram-nos muito e nós ficámos muito satisfeitos e orgulhosos e até esquecemos o cansaço! Foi uma festa à maneira!
 Érica Silva, Fábio Lopes, Inês Oliveira e Pedro Lopes

Sem comentários: