sábado, 28 de junho de 2014

Reintegração escolar na EB 2,3 de Olival

A 7 de outubro de 2013 demos início à nossa colaboração numa turma vocacional na Escola EB 2,3 de Olival. A turma do 6.º J é uma resposta do Agrupamento a situações identificadas de alunos com retenções escolares repetidas e com elevado potencial de abandono escolar precoce. Analisados os seus perfis de elegibilidade a escola apresentou um  projeto que pudesse ir ao encontro das expectativas destes alunos. Conciliando estas expectativas com os recursos humanos existentes no agrupamento foi desenhado um plano de estudos com uma abordagem de pré-ocupação profissional, com ênfase nas seguintes disciplinas/áreas vocacionais:
a) Técnicas de carpintaria;
b) Manutenção de equipamentos elétricos;
c) Dinamização de práticas desportivas / Mecânica.
Esta proposta para uma turma do ensino vocacional constituiu mais uma diferenciação na abordagem deste agrupamento no sentido de colmatar situações de insucesso repetido, de prevenir o abandono escolar precoce e de motivar os alunos para a aprendizagem escolar.
Considerando que são alunos com historial de retenções escolares reincidentes, de baixas expectativas escolares, de comportamentos recorrentemente passíveis de constituir infração disciplinar, estes alunos carecem de um acompanhamento muito próximo e sistemático (quer direto em relação aos alunos quer, em relação aos seus encarregados de educação) pelo que a alocação de recursos humanos (psicóloga, assistentes sociais, tutores) se torna um fator decisivo no sucesso de todo o projeto. Neste sentido, dado que o agrupamento não possui alguns destes recursos, tornou-se necessário o estabelecimento de parcerias externas. O MAIS JOVEM, enquanto entidade afim no combate àquelas debilidades escolares e sociais, constituiu uma excelente mais-valia e deu um contributo insubstituível para este projeto. O acompanhamento atrás aludido é uma das estratégias que se nos afigura como necessária e que pode ser complementada com/pela nossa ação. Outro tipo de iniciativas (sessões específicas dirigidas a estes alunos, visitas de estudo, atividades paralelas de apoio aos alunos) podem, igualmente, ser desenvolvidas sem, contudo, perder de vista o principal objetivo desta oferta vocacional que é o de procurar promover a inclusão escolar e social de todos os alunos, através da diversificação de percursos escolares a integrar na oferta formativa do ensino básico deste agrupamento, privilegiando a experimentação de áreas vocacionais diferentes, que tragam vantagens para o desenvolvimento pessoal e vocacional dos alunos. 
A intervenção do MAIS JOVEM nesta turma decorreu uma vez por semana, durante duas horas e meia, em contexto de sala de aula. Incidiu sobretudo num treino de competências pessoais e sociais, prevenção de comportamentos violentos e de risco. Trabalhámos temas como a comunicação, os grupos, a amizade, o auto e heteroconhecimento, as drogas, violência no namoro, violência doméstica (onde desenvolvemos um Plano de Segurança Pessoal) e bullying. Também desenvolvemos parte do Programa de Educação Sexual para a turma e fizemos uma breve orientação vocacional.
Bruna Leandro

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Um dia em grande na Praia de Espinho

No dia 18 de junho, alguns jogadores das equipas do MAIS JOVEM foram premiados por terem demonstrado empenho, dedicação e um bom comportamento nos treinos. Assim, fomos passar o dia à praia de Espinho. Adorámos esse dia, pois fizemos muitas atividades, como por exemplo construções na areia, e jogámos futebol e outros jogos. Nunca tínhamos jogado futebol de praia e percebemos que era muito difícil controlar a bola, pois esta nunca ia para o sítio que pretendíamos. Mas apesar de ser difícil, gostámos imenso de jogar futebol de praia e já pedimos ao treinador para repetir a atividade. Fizemos um piquenique ao almoço e no fim fomos molhar os pés, o que foi muito importante para nós, pois é raro irmos ao mar. Ficamos a aguardar, ansiosos, pela próxima vez…
André Filipe Rossio e João Pedro Tomé

quinta-feira, 26 de junho de 2014

MAIS JOVEM colabora com Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas

O MAIS JOVEM colaborou com o Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas (ENCC), no âmbito da Estratégia Nacional 2013-2020 (ENICC) aprovada pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 25/2013. Este estudo decorre da parceria entre o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta (CEMRI-UAb) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), financiado pelo Alto-Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI). Um dos principais enfoques da pesquisa é a caracterização das comunidades ciganas, através da inquirição de indivíduos e famílias em todo o país, com o propósito de informar políticas públicas que venham a ser delineadas neste domínio, conforme previsto na Estratégia Nacional. Esta investigação pretende obter um retrato das comunidades ciganas em Portugal e contribuir para a conceção de políticas ajustadas à sua situação, facilitadoras do seu processo de integração.
A nossa colaboração prendeu-se com o recrutamento de 15 participantes (de etnia cigana) da nossa comunidade e facilitação da comunicação/entrevista (que decorreu no nosso bairro) entre os interlocutores, no dia 23 de junho. Para nós é sempre um privilégio poder contribuir para o desenvolvimento da ciência! Votos de um bom trabalho à Dra. Aleksandra Queiroz e às suas colaboradoras Sara Costa, Fátima Negrão e Carla Fins!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

terça-feira, 24 de junho de 2014

Informática para o 4.º ano

À semelhança de anos anteriores, durante o ano letivo 2013/2014, os alunos das turmas dos quartos anos das quatro escolas básicas do 1.º ciclo de Olival, foram deslocadas até ao MAIS JOVEM para tirarem o curso de "Princípios Elementares de Utilização de um Computador Pessoal". No fim do curso, receberam os certificados de frequência e as fichas de avaliação! E todos os que passaram num pequeno teste receberam o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação! Esperamos que continuem a praticar nos programas abordados para não se esquecerem do que aprenderam e que passemos a comunicar-nos por e-mail... A todos desejamos umas boas férias e que esta formação em informática vos venha a ser muito útil...
 
Escola EB 1 com JI Arnelas
Durante este ano letivo tivemos oportunidade de frequentar todas as quintas-feiras as aulas de informática lecionadas pela Doutora Paula Cruz. Estas aulas revelaram-se muito enriquecedoras. Aprendemos as noções básicas de Hardware e de Software. Já sabemos criar pastas, digitar e formatar textos, utilizar os programas Word e PowerPoint. A amável professora criou-nos um e-mail, permitindo-nos trocar mensagens com mais frequência. Adoramos esta iniciativa. Estamos muito gratos por tudo o que aprendemos ao longo destas sessões, ficando com a sensação de que muito mais haverá para nos ensinar. Aproveitamos também para pedir desculpas por algum comportamento menos próprio, cientes de que não foi intencional...

 
Escola EB 1 com JI Igreja e Lavadores
Este ano tivemos uma nova disciplina, TIC e com esta disciplina uma nova professora, a professora Paula. Aprendemos a trabalhar no Paint, no Word, a navegar com segurança na internet, e criámos um e-mail. As sextas-feiras eram engraçadas, porque saíamos da escola e íamos de autocarro para o MAIS JOVEM, local onde tínhamos informática. A professora Paula explicava os conteúdos de uma forma simples e clara, e assim todos entendíamos. Obrigado ao MAIS JOVEM, mas sobretudo à nossa professora de TIC.
Beijos da turma do 4º ano da escola E B 1 Igreja e Lavadores
 
Escola EB 1 Seixo-Alvo
 
Nos dias de hoje as aulas de informática são bastante importantes, pois vivemos num mundo onde se usam os computadores todos os dias. Nós gostamos das aulas de informática, porque aprendemos a utilizar o computador no tratamento de texto no Word: formatar o tipo de letra, o tamanho, as cores, o espaçamento entre linhas... Ficámos a saber como inserir e formatar imagens em textos para os tornar mais interessantes. Foi divertido aprender a navegar com segurança na Internet, jogar e fazer pesquisa de informação. Também foi uma experiência fantástica desenhar e pintar no Paint. A nossa professora de Informática é muito simpática e a nossa turma gostou muito de a conhecer. As aulas foram divertidas e úteis. A nossa professora Paula ajudou-nos a criar o nosso próprio e-mail para podermos mandar mensagens aos nossos amigos. No fim de cada período a professora Paula deixou-nos jogar e ouvir músicas no computador. É tão divertido! Adorávamos que esta experiência não acabasse...
 
Escola EB 1 de S. Miguel
Nós gostamos das aulas de informática porque gostamos de trabalhar nos computadores. É bom fazer desenhos no Paint, escrever no Word e formatar e meter imagens. Mas o que nós gostámos mais foi da Internet, de pesquisar e mandar e-mail's. Também aprendemos que temos que ter cuidado na Internet...

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Almoço no McDonald's recompensa trabalho e dedicação

O MAIS JOVEM fez um contrato com os jovens mais assíduos ao Projeto que consistia em transitar de ano, tomar sempre banho na escola depois das aulas de Educação Física, nunca faltar às aulas, participar nas atividades do MAIS JOVEM com um comportamento exemplar, ler diariamente e fazer os trabalhos de casa. A recompensa era um almoço no McDonald’s. No dia 13 de junho soube que passei de ano com uma negativa. Como fui a única pessoa a cumprir literalmente o acordo, no dia 23 de junho recebi a minha recompensa. Foi um almoço que me soube muito bem e para o ano só espero que haja contrato e eu o ganhe outra vez, porque acima de tudo significa que passei de ano!!!
 Érica Silva

sábado, 21 de junho de 2014

Upcycling de t-shirts

No dia 19 de junho a técnica Telma Silva propôs-nos uma atividade: reutilizarmos t-shirts que já não usávamos. Nós achámos a ideia excelente e metemos mãos à obra. Cortámos e desenhámos em t-shirts que não gostávamos, mas fizemo-lo de forma diferente para rapazes e raparigas. As t-shirts ficaram bem giras, muito originais, toda a gente gostou!
Fábio Lopes

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Participante do MAIS JOVEM estagiou no Projeto

O meu nome é Miguel e ando na Escola Diogo de Macedo a tirar um Curso Profissional de Dupla Certificação denominado Técnico de Gestão e Programação de Sistemas, que também me certificará o 12.º ano. No fim do curso temos que fazer um estágio de 420 horas. Assim, durante cerca de três meses tive a oportunidade de estagiar no Projeto MAIS JOVEM, onde aprendi coisas novas e diferentes. A primeira fase foi a fase de adaptação e integração, o que foi mais difícil do que eu pensei, pois como já frequentava o projeto há muito tempo tornou-se um pouco complicado separar as coisas e conseguir agir como técnico. Foram-me dadas algumas tarefas para desempenhar e propostas atividades para dinamizar. Algumas delas penso que realizei com sucesso, mas outras não me correram assim tão bem, mas consegui cumprir minimamente os objetivos propostos. Achei que esta experiência foi bastante gratificante porque consegui apoiar os formandos nas formações e ajudar e ensinar algumas coisas novas a utilizadores da sala de informática e, com isso, também aprendi muito. Gostei de estagiar no Projeto MAIS JOVEM, onde fui bem recebido e gostava de agradecer a todos os técnicos que me prestaram ajuda no percurso de estágio.
  Miguel Meda

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Formação de Informática - noções básicas, para adultos

Aqui está mais um grupo de formandos que concluiu a formação certificada da UFCD Informática - noções básicas, com a duração de 50h. Esta formação foi destinada a desempregados colocados na União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, mais concretamente de Olival, Lever e Crestuma, ao abrigo da medida Contrato Emprego-Inserção do Património. A todos desejamos que esta formação venha a ser muito útil...

terça-feira, 17 de junho de 2014

Festival TNT em Lisboa

No dia 14 de junho os t-kids do MAIS JOVEM partiram rumo a Lisboa para um acampamento com todos os t-kids do país. Esta atividade foi denominada de TNT – Todos nós Transformamos. Saímos do MAIS JOVEM às 8h45 com direção ao Estádio do Dragão para apanharmos boleia para Lisboa no autocarro alugado pelos transformers. Durante a viagem fomos dizendo anedotas e fazendo muitas brincadeiras. Chegámos a Lisboa quase às 15h e logo à receção deram-nos uma t-shirt dos transformers, uma agenda, uma caneta e uma pasta dos dentes. Seguimos para o pavilhão onde acantonámos e depois de nos instalarmos fomos com um senhor fazer um peddipaper por Lisboa muito muito longo… Enquanto esperávamos pelo jantar, ocupamo-nos com brincadeiras. Já com a barriga cheia, fomos assistir a espetáculos variados e de seguida, depois de um longo dia e bastante quente, fomos tomar um belo banho. A ceia foi uma fatia de bolo de chocolate e um copo de leite com chocolate. Lavámos os dentes e fomo-nos deitar. Foi uma longa noite, com muuuuita diversão…
No dia 15 acordámos cedinho e fomos tomar o pequeno-almoço. Depois fomos fazer os workshops que queríamos, pois haviam muitos à escolha. A seguir os grupos apresentaram o seu superpoder e nós apresentámos o álbum de fotografias que fizemos com o nosso mentor Bruno Pereira, pois o nosso super poder era a fotografia. Almoçámos e fomos fazer mais workshops. Terminámos num auditório com uma festa e as despedidas. Gostámos muito deste fim de semana, mas a viagem foi muito cansativa!!!
Fábio Lopes  

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Formação de Informática - noções básicas, para adultos

Terminou hoje mais uma formação certificada da UFCD Informática - noções básicas, com a duração de 50h. Esta formação foi destinada a desempregados colocados na União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, mais concretamente de Sandim, Olival e Crestuma, ao abrigo da medida Contrato Emprego-Inserção do Património. Vencida a relutância de “mexer” nos computadores, ficou facilitada a aprendizagem e no fim todos passaram no teste para obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação. PARABÉNS a todos e votos boas utilizações computacionais….

Força Portugal, nós acreditamos!

Hoje Portugal vai jogar contra a Alemanha, no Campeonato do Mundo do Brasil e alguns jovens pintaram-se a rigor para apoiar a seleção.
Força Portugal, nós acreditamos!

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Projecto Transformers no MAIS JOVEM na reta final

Aos sábados de manhã desde novembro de 2013 a abril de 2014, recebemos cá o Bruno Pereira do Projecto Transformers. Este simpático voluntário era designado por mentor e os nove jovens a quem transmitiu algum do seu conhecimento de fotografia, o seu superpoder, eram designados por T-kids. Numa aprendizagem sobretudo não formal, tiveram muitos momentos divertidos e de partilha, gerando-se uma boa relação entre eles. Ao longo desse tempo foram preparando o seu Payback, ou seja, a forma de devolver à comunidade o que aprenderam e surgiu assim este livro de fotografias.
 

Obrigado Transformer Bruno por tudo o que lhes deste e até à próxima!!!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Final da Liga MediaCup Totobola 2014

Terminadas as 5 jornadas que compuseram a Liga MediaCup na série do Porto, ficou desvendado o segredo das 3 equipas que iriam disputar a fase final a Coimbra com as equipas de Lisboa: SIC Porto, Record e RTP Porto acompanhadas pelos nossos jovens Miguel Castro, Fábio Cancela e Marco Cruz, respetivamente.
Deixamos aqui as entrevistas flash onde estes nossos atletas aparecem:
- Marco Cruz, na 4ª jornada
- Miguel Castro, na 5ª jornada
 
- Fábio Cancela, na 5ª jornada
 
No dia 7 de junho, disputou-se em Coimbra, mais propriamente no Estádio que acolhe a Académica nos jogos da 1.ª Liga, a grande fase final da Liga MediaCup Totobola 2014. Foi uma fase final repleta de jogos com golos para todos os gostos. Foram 13 as equipas participantes, Benfica TV e as equipas patrocinadas pelo Banco BIC, A Bola Banco BIC e a RTP Porto Banco BIC compunham o Grupo A, no Grupo B estavam o Correio da Manhã Norauto, Sol Holmes Place e o Record. Por fim o grupo da morte era composto por duas equipas que já se sagraram campeãs na Liga MediaCup, Jornal Negócios Sábado Banco Popular e Expresso Visão Mapfre e a SIC Porto Vila Galé. Pelo meio assistiu-se à grande final das Ladies e a um jogo entre alguns atletas da MediaCup frente aos Jornalistas de Coimbra. Apesar do Record ter passado a fase de grupos, a sorte ainda não esteve do lado do Porto e a grande vencedora da Liga foi a equipa lisboeta A Bola Banco BIC.
 
Este ano a verdadeira estrela dos jogos não foram os ex-jogadores de futebol mas o nosso atleta Marco Cruz que se consagrou Bota de Ouro das duas séries com 13 golos marcados e  Bola de Ouro também. Marco, os nossos PARABÉNS!
Em Setembro há mais com a realização da prova rainha, a Taça MediaCup Totobola!
 
Para saber mais sobre a MediaCup, consulte http://www.mediacup.com.pt/

quarta-feira, 11 de junho de 2014

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Investigadores do MAIS JOVEM no LIP

O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro convidou-nos a participar nos Sábados Científicos no Laboratório de Investigação Pedagógico, para experimentarmos e compreendermos de que formas as diferenças no DNA fazem com que todos sejamos diferentes e descobrirmos como essas diferenças podem interferir no desenvolvimento das células. Fomos três sábados investigar. No primeiro, começámos pela apresentação e ficámos a saber que íamos ser orientados pela Mónica e pela Ana Luisa. De seguida recolhemos a nossa saliva da cavidade bocal para descobrirmos variações no nosso DNA e fizemos algumas experiências. No segundo sábado, continuámos com as experiências e tirámos alguns apontamentos para fazermos um trabalho sobre tudo o que tínhamos aprendido.

No dia 7 de junho cada grupo apresentou o seu trabalho aos outros grupos e no fim o diretor do laboratório, o Dr. Rui, entregou-nos o Diploma de Participação nesta atividade. Foi uma boa experiência e aprendemos muitas coisas novas, nós gostámos!
Fábio Lopes

quarta-feira, 4 de junho de 2014

terça-feira, 3 de junho de 2014

Hearts&Journeys leva grupo dos Transformers ao Sea Life

Por intermédio do Projecto Transformers fomos contatados pelo Projecto Hearts&Journeys, que é um projeto de turismo solidário, para usufruirmos de uma experiência gratuita. Deram-nos a escolher 5 pacotes com visitas interessantes para fazermos. Numa das nossas sessões de fotografia escolhemos por unanimidade a Visita ao Sea Life e passeio na foz. Assim, no dia 31 de maio, partimos para esta aventura. Já no Sea Life conhecemos os senhores do Hearts&Journeys que nos acompanharam, Rosário Calheiros e Henrique Vasconcelos, que foram muito simpáticos connosco. Depois iniciámos a nossa visita, alguns de nós já lá tinham ido, mas há muitos anos atrás e estava tudo diferente. Vimos muitos peixes diferentes, giros e engraçados, que adorámos. Passámos num túnel onde podíamos ver os peixes a nadar e os tubarões e tocámos num ouriço. Mas todos nós ficámos encantados com as raias, são mesmo fixes! No fim da visita fomos para o Parque da Cidade, onde a Rosário e o Henrique nos proporcionaram um picnic, com comida muito boa! Veio mesmo a calhar! Explicaram-nos como funciona o projeto que representam e nós explicámos como funciona o nosso. No fim agradecemos muito toda a experiência e fomos dar um passeio pelo parque. Já na praia, uns foram molhar os pés e outros ficaram a conversar e a descansar num muro. Foi uma manhã impecável. Só temos que agradecer a todos estes projetos MAIS JOVEM, Transformers e Hearts&Journeys, obrigada a todos!
Fábio Lopes
A Hearts and Journeys é uma agência de turismo solidário a operar no mercado nacional. Henrique Vasconcelos, um dos fundadores do projeto em parceria com Rosário Calheiros, explica que esta ideia surgiu com o objetivo de “combater a desigualdade social no acesso ao turismo, proporcionar experiências memoráveis envolvendo-se com a comunidade local através do voluntariado e dar a conhecer o Portugal mais genuíno”. Segundo o responsável, a Hearts&Journeys será especializada na comercialização de pacotes turísticos associados ao Turismo Solidário e Turismo Social em Portugal, inicialmente no destino Porto. Os pacotes caracterizam-se por incluir ações de voluntariado na comunidade local em tempo parcial. “No restante tempo, o turista poderá usufruir dos nossos tours que têm como objetivo levar aos locais mais típicos e emblemáticos do destino. O que propomos vai de encontro a um novo segmento que procura uma experiência autêntica e com uma forte componente de partilha humana”. Para promover a inclusão social, por cada pacote vendido a agência irá oferecer uma experiência turística a jovens com carências económicas ou desempregados, que de outra forma não teriam acesso ao turismo.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dia Mundial da Criança no MAIS JOVEM

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, o nosso grupo de jovens, GO!, dinamizou um conjunto de atividades para as crianças do projeto. Foi uma manhã divertida onde não faltou a música, a diversão e um lanchinho muito apetitoso. Pudemos dançar numa aula de zumba, jogar futebol, conviver, rebentar uma pinhata e vibrarmos a cada vez que saltavam os chupas e rebuçados. Apetece dizer que é muito bom ser criança e poder desfrutar deste dia com muita alegria!