sábado, 28 de junho de 2014

Reintegração escolar na EB 2,3 de Olival

A 7 de outubro de 2013 demos início à nossa colaboração numa turma vocacional na Escola EB 2,3 de Olival. A turma do 6.º J é uma resposta do Agrupamento a situações identificadas de alunos com retenções escolares repetidas e com elevado potencial de abandono escolar precoce. Analisados os seus perfis de elegibilidade a escola apresentou um  projeto que pudesse ir ao encontro das expectativas destes alunos. Conciliando estas expectativas com os recursos humanos existentes no agrupamento foi desenhado um plano de estudos com uma abordagem de pré-ocupação profissional, com ênfase nas seguintes disciplinas/áreas vocacionais:
a) Técnicas de carpintaria;
b) Manutenção de equipamentos elétricos;
c) Dinamização de práticas desportivas / Mecânica.
Esta proposta para uma turma do ensino vocacional constituiu mais uma diferenciação na abordagem deste agrupamento no sentido de colmatar situações de insucesso repetido, de prevenir o abandono escolar precoce e de motivar os alunos para a aprendizagem escolar.
Considerando que são alunos com historial de retenções escolares reincidentes, de baixas expectativas escolares, de comportamentos recorrentemente passíveis de constituir infração disciplinar, estes alunos carecem de um acompanhamento muito próximo e sistemático (quer direto em relação aos alunos quer, em relação aos seus encarregados de educação) pelo que a alocação de recursos humanos (psicóloga, assistentes sociais, tutores) se torna um fator decisivo no sucesso de todo o projeto. Neste sentido, dado que o agrupamento não possui alguns destes recursos, tornou-se necessário o estabelecimento de parcerias externas. O MAIS JOVEM, enquanto entidade afim no combate àquelas debilidades escolares e sociais, constituiu uma excelente mais-valia e deu um contributo insubstituível para este projeto. O acompanhamento atrás aludido é uma das estratégias que se nos afigura como necessária e que pode ser complementada com/pela nossa ação. Outro tipo de iniciativas (sessões específicas dirigidas a estes alunos, visitas de estudo, atividades paralelas de apoio aos alunos) podem, igualmente, ser desenvolvidas sem, contudo, perder de vista o principal objetivo desta oferta vocacional que é o de procurar promover a inclusão escolar e social de todos os alunos, através da diversificação de percursos escolares a integrar na oferta formativa do ensino básico deste agrupamento, privilegiando a experimentação de áreas vocacionais diferentes, que tragam vantagens para o desenvolvimento pessoal e vocacional dos alunos. 
A intervenção do MAIS JOVEM nesta turma decorreu uma vez por semana, durante duas horas e meia, em contexto de sala de aula. Incidiu sobretudo num treino de competências pessoais e sociais, prevenção de comportamentos violentos e de risco. Trabalhámos temas como a comunicação, os grupos, a amizade, o auto e heteroconhecimento, as drogas, violência no namoro, violência doméstica (onde desenvolvemos um Plano de Segurança Pessoal) e bullying. Também desenvolvemos parte do Programa de Educação Sexual para a turma e fizemos uma breve orientação vocacional.
Bruna Leandro

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