terça-feira, 1 de julho de 2008

Expresso das Nações

O Expresso das Nações foi uma iniciativa que se enquadrou no Ano Europeu do Diálogo Intercultural. A ideia base do projecto foi a constituição de um grupo de 120 jovens entre os 14 e os 17 anos, composto por diversas nacionalidades e origens culturais que, durante 6 dias, visitaram algumas cidades em Portugal de comboio e de veleiro. Esta actividade conjugou a mobilidade e o intercâmbio cultural, uma vez que permitiu a cada participante visitar Portugal ao mesmo tempo que "visitou" a cultura dos seus companheiros de viagem, através do diálogo intercultural. Duas das jovens do MAIS JOVEM tiveram o previlégio de participar nesta grande aventura...


"Foi uma grande viagem que se realizou entre 24 e 29 de Junho. Éramos 120 jovens e quando chegamos à Gare do Oriente, em Lisboa, fomos separados por equipas: verde, amarela, vermelha, roxa e azul. Para cada equipa que fossemos, teríamos de estar sempre com ela. Já com as equipas formadas, partimos para o comboio onde cada equipa tinha a sua carruagem, que tratávamos por ilhas. Passámos três noites no comboio e a cada madrugada o comboio avançava para uma nova cidade. Passámos por várias cidades, mas as principais foram: Óbidos, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Caldas da Rainha, Matosinhos, Figueira da Foz e, por fim, parámos em Lisboa.

A viagem era de seis dias e cinco noites e nós apenas passamos 3 noites no comboio e as outras duas noites passamos em pavilhões gimnodesportivos. Almoçávamos e jantávamos em escolas, mas houve uma noite em que jantámos num quartel dos bombeiros.

Acordávamos sempre às 8h da manhã mas, no último dia da viagem, que foi Domingo, levantámo-nos às 4h da manhã e partimos para o veleiro, onde ficámos mais de 16h, de Figueira da Foz até Lisboa em alto mar. O veleiro chamava-se "Príncipe Perfeito" e, na realidade, era mesmo perfeito. Vimos golfinhos, peixes muito esquisitos, etc. Passada a nossa viagem no veleiro, quando chegámos a Lisboa, fomos recebidos com grande emoção e até fizeram um lanchinho para todos.

Resumindo, foi uma grande viagem, fizemos muitos amigos e guardaremos estas recordações para sempre. Agradecemos a todas aquelas pessoas maravilhosas que nos fizeram sentir em casa."

Ana Isabel e Joana Reis

Sem comentários: