terça-feira, 25 de março de 2008

Intercâmbio de Jovens

No âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o Projecto MAIS JOVEM, por intermédio do seu clube de jovens – Clube Interactivo –, encontra-se a dinamizar um intercâmbio de jovens a nível nacional. Este intercâmbio tem tido uma grande adesão e envolveu, até ao momento, 17 projectos Escolhas e todo Portugal Continental e Ilhas.

De forma a permitir o estabelecimento de novos contactos e amizades, mas também o desenvolvimento de competências, nomeadamente a nível das novas tecnologias, o intercâmbio foi planeado em várias fases:
- Troca de e-mails para apresentação pessoal dos participantes no intercâmbio.
- Passeio, durante as férias da Páscoa, para encontro entre os participantes.
- Intercâmbio online para chat (com recurso ao Messenger).
- Troca de e-mail para apresentação do local (freguesia, cidade, localidade ou bairro...) onde cada projecto se localiza. Os jovens deverão fazer um levantamento da história/cultura locais.
- Criação de um blogue (pelo Projecto MAIS JOVEM), no qual serão colocados todos os trabalhos enviados pelos projectos.
- Passeio ou acampamento no Verão.

No passado dia 24 de Março decorreu a 2.ª fase deste intercâmbio: o passeio. O dia começou logo pelas 5h30 da manhã, quando a camioneta, na qual já se encontravam os jovens do projecto “Passo a Passo”, nos recolheu em Vila Nova de Gaia. Seguimos rumo ao Parque das Nações em Lisboa. De manhã visitámos o Oceanário, um local repleto de um azul misterioso... Por volta das 12h30, juntou-se a nós o projecto “Escola com Escolhas”. Foi altura de fazermos uns jogos para os jovens começarem a perder a timidez e interagirem entre si. Depois almoçámos... um delicioso piquenique mesmo nos relvados no Parque... que bem que se estava! Já com as barrigas cheias tivemos direito a um verdadeiro espectáculo de dança: o projecto “Escola com Escolhas” apresentou-nos uma demonstração de hip-hop e ainda teve a gentileza de nos ensinar alguns passos. Muito divertido! De seguida, os jovens foram distribuídos por equipas com elementos dos vários projectos para a grande aventura da tarde, um Pedipaper pelo Parque das Nações. Por fim, foi o regresso a casa, não sem antes se trocarem e-mails e contactos...

De regresso a casa, já descansados da viagem, os nossos jovens continuaram com o intercâmbio. Desta vez, através do Messenger. No dia 26 tiveram uma tarde muito divertida em conversa com os novos amigos dos projectos que estiveram no passeio. Como toda a gente se divertiu, brevemente iremos lançar novos intercâmbios para chat. Esperamos que mais amigos se juntem a nós!

Sem comentários: