quinta-feira, 20 de março de 2008

Meu Corpo - Educação Sexual

Durante as férias da Páscoa foram realizados dois programas de educação sexual, um direccionado a adolescentes, outro a crianças entre os 6 e os 12 anos. Como complemento às aprendizagens já efectuadas na escola e com a família, aos adolescentes foram esclarecidas dúvidas, discutidas inseguranças relativamente ao seu corpo e imagem pessoal, clarificados mitos associados à sexualidade e chamada a atenção para a importância do respeito por si próprio e pelo corpo.

Aos mais novos foi apresentado um pequeno filme de animação e explicado como se processa a reprodução. Mas ninguém melhor do que os próprios para explicar o que aconteceu...

"Durante as férias tivemos aulas de educação sexual. Aprendemos os órgãos sexuais da mulher e do homem e como é a reprodução. Para se ter um bebé é preciso o pénis penetrar a vagina da mulher. Aí são libertados os espermatozóides que vão ao encontro de um óvulo. Depois a mulher fica com um ovo que começa a dividir-se até tornar-se num bebé. O bebé cresce no útero. Ao fim dos 9 meses sai pela vagina ou pela barriga através de uma operação chamada cesariana. "
Ana Rita (7 anos), Inês (8 anos), Jéssica (12 anos), Paulo (11 anos), Pedro (10 anos), Ricardo (12 anos), Tânia (8 anos) e Fábio (9 anos) que é o autor do desenho.

2 comentários:

Anónimo disse...

A aula de sexualidade foi bué de fixe que foi com a Sara! Aprendi muitas coisas novas... que quando nascem os saiem pela vagina ou pela barriga! Eu gostei muito!!!

Ana Rita Nunes

Anónimo disse...

A Sara ensinou-me como é que os bebes se fazem e como é que eles nascem! Eu gostei muito do documentário! Eu aprendi muitas coisas que não sabia! O desenho que está lá é o meu e eu fiquei muito contente!!!!

Fábio Lopes